quinta-feira, 26 de julho de 2018

AOS TREZE


Não é difícil encontrar crianças, pré-adolescentes e 
adolescentes com depressão. Aliás, principalmente a 
transição de criança para adolescência é uma fase difícil, 
pois a pessoa estará mudando.

Mas como percebemos quando estamos com depressão?! Quais são os sintomas?! Vou falar o que ocorreu COMIGO.

Comparando de quando eu era adolescente com a minha situação hoje, foi bem diferente!

Quando eu tinha 13/14 anos minha mente alertou sobre o problema, hoje com 27 foi o meu corpo.

Desde criança eu sempre fui muito medrosa. Aos treze anos, comecei a ter pesadelos diariamente, e isso começou a me incomodar, eu já não dormia mais, acordava gritando, chorando e comecei a ter medo de dormir.

No começo achávamos que era algo relacionado a filmes de terror, mas eu sempre fui medrosa até para assistir esses tipos de filmes.

Alguns falavam que era frescura e outros que eu estava doida.

Quando de fato tudo isso começou a me perturbar eu comecei a escrever meus sentimentos em um diário e escrever poemas. Eu colocava a culpa toda em Deus, em minha mente ecoava “como Deus pode permitir que eu passe por isso?! Sou tão jovem”.

Comentava com meus pais sobre os pesadelos, eles pediam para eu rezar, eu frequentava a missa, até fazia parte da acolhida na época, e mesmo assim os pesadelos continuavam.

Isso começou a me prejudicar na escola, por que eu dormia na sala e quando acordava não conseguia identificar o local que eu estava, era como se eu tivesse uma ausência de consciência, óbvio que com isso vieram os bullyings e as zoeiras dos colegas, a coordenadora teve que conversar com a minha mãe e aconselhou ela me levar em um psiquiatra pois já estava afetando meu desempenho.

Ficava alguns dias sem ir para a escola, então, comecei a passar com psiquiatra, como eu estava com medo de dormir ele me passou remédio para me ajudar a ter uma boa noite de sono.




Além dos pesadelos, eu me sentia perseguida, ouvia vozes, sentia DIARIAMENTE vontade de morrer, e todos os dias escrevia esses desejos em meu diário ou escrevia poemas, foi uma válvula de escape para mim.

Com a falta de entendimento do assunto minha família achava que era algo relacionado a espirito ruim, ou seja, a mesmo eu passando com o psiquiatra, tentamos também as igrejas, centros, várias religiões para descobrirem algo.

Eu acredito sim que além da mente estar confusa, há espíritos ruins sim, nossa mente, corpo e alma precisam estar em equilíbrio, e na época eu só atraia coisas negativas.

Eu lembro de cada pensamento que eu tinha, como eu amava coisas escuras, bruxarias, andar de preto e ficar de cara amarrada.

Eu nunca desejei mal a ninguém, na época me desejar a morte não era algum ruim - para mim - pois, eu não me sentia mais viva, eu estava num casulo dentro de mim, eu estava apenas existindo. Me sentia diferente de todos e tudo, como se eu não estivesse em meu mundo, eu só desejava sumir.

De tanto as pessoas me chamarem de doida, eu comecei a acreditar que de fato eu estava doida, não era possível.

Eu tinha amigos na escola que ficavam do meu lado, aliás, uma amiga apenas, e ela amava meus poemas. 

O psiquiatra pensou em me internar, pois, eu me cortava, sim os pulsos, clichê?! Não. Eu precisava me sentir viva, sentir dor e ver o sangue saindo de mim. Em um outro texto explicarei o por que comecei a me cortar, dentro de tantas alternativas. Enfim, o médico queria me internar, e eu falei para ele: - se você fizer isso eu vou me matar. Mas ele acreditava que se não fizesse eu iria fazer isso. Vontade não faltava, me faltava coragem.

Nova, muitos preconceitos, bullyings, taxada de doida e para “piorar” EMO. Pois é, eu era Emmo., então sofria mais zoeira ainda.

A Emo depressiva, diferentona, doida e que queria chamar a atenção.

Pré-adolescência, pelos crescendo onde “não deveriam”, corpo mudando, criando personalidade. Meu Deus, quanta coisa, que fase difícil. Não só para mim que tive depressão, mas, para qualquer “criança” passando por tudo isso. Gente. Adolescência ou pré-adolescência são fases difíceis, não só para os pais, mas para nós também, são muitas mudanças.

O por que tive depressão eu não vou falar. Mas há tantos motivos, geralmente por algo que ocorreu antes ou alguma responsabilidade que você e/ou alguém jogou para você, bullying, pressão, esgotamento, inúmeros motivos...

Então, para saber se você tem essa doença e o porquê, procure um médico, somente eles podem dar esse diagnóstico, mesmo se o MUNDO falar que é frescura ou que você está louco. Quem poderá lhe dar qualquer tipo de diagnóstico e te orientar caso não seja, é um médico.

É difícil lidar com as pessoas te julgando, eu mesma me importo muito com o julgamento dos outros. Mas, junto com “minha” terapeuta estou aprendendo a não me importar mais. Algumas pessoas não têm noção de como a mente pode brincar conosco, ou o quanto ela é poderosa.



Eu não sou medica, como o blog diz eu sou a paciente, então antes de qualquer coisa procure um médico, algum amigo ou algum familiar que você confie muito e peça ajuda.


Telefone Prevenção ao suicídio: 188

Nenhum comentário:

Postar um comentário