domingo, 29 de julho de 2018

Readaptação não é facil... Nos ajudem!


Eu havia combinado comigo mesma em escrever apenas as quintas feiras, mas, hoje eu tive uma inspiração após essa semana que passou sobre um texto que achei importante publicar.

Esses dias não estão sendo fáceis para mim, apesar de tomar meus remédios eu ainda tenho crises de ansiedade e estresse. Para quem não sabe atualmente eu tenho depressão e ansiedade, e alguns meses desenvolvi até mesmo uma fobia de alguns lugares.
O texto de hoje é para explicar para as pessoas que não passam por essas doenças como -particularmente- eu me sinto, não sei se 100% das pessoas que passam por algum transtorno psíquico sofrem da mesma forma que eu.

Como eu já comentei em outro texto, eu me importo bastante com a opinião das pessoas, e isso dificulta um pouco minha melhora, pois, cada mal julgamento já me faz ficar abatida.

Toda vez que eu vou comentar sobre minha doença para alguém, eu falo demais. Comento que estou tomando três remédios para ficar bem, que as vezes estou ótima, mas que há dias que eu fico estressada, triste e sem querer ver pessoas. Comento que estou tentando diariamente ficar bem, que as vezes por fora posso estar bem, mas por dentro não, etc...
Eu não teria que falar nada disso para ninguém, mas eu falo por que eu quero fazer as pessoas acreditarem eu estou doente e que não é frescura, eu imploro socorro, e as pessoas me olham com uma cara de piedade ou de “mano, ela está se fazendo de vítima”; na verdade nem sei se as pessoas de fato pensam isso sobre mim, mas é o que eu penso, é o que eu criei na minha cabeça.
Eu quando falo demais, não quero me fazer de vítima, só quero que você acredite em mim e perceba o QUANTO essa doença pode fazer mal, o quanto seu julgamento, seu olhar pode me fazer sentir uma mentirosa.
É muito difícil aceitar que estamos doentes, quem quer ter isso?! Quem quer ficar tomando remédios e remédios para ficar bem?! Quem quer ficar passando em psiquiatra e ser taxada de doida, ou ser questionada diariamente por isso?! Ninguém, não quero chamar atenção assim, não estou fingindo doença para escapar das minhas responsabilidades diárias, como trabalho, escola, exercícios e etc...

A terapeuta que eu passo, sempre me diz:
- Que se dane o que pensam, eu e o psiquiatra que você passa sabem que você está doente. Demos um laudo, isso o que importa, o que nós médicos falamos.

Mas diariamente eu me sinto culpada por estar doente, por ter ficado afastada do meu trabalho por meses, aliás, por não conseguir reagir todos os dias como eu deveria reagir. Eu sei que eu tento diariamente, mas eu sinto que as pessoas me olham “tenta mais, você não está tentando o suficiente”.
Eu retornei ao meu trabalho essa semana, meus colegas foram muito amáveis comigo, mas, sinto culpa quando olho para o meu chefe e penso “poxa, fiquei 3 meses afastada e mesmo voltando ainda não consigo exercer 100% das minhas atividades”. Eu queria voltar 100% bem, mesmo sabendo que eu ainda estou desestabilizada e provavelmente terei que tomar esses remédios por 2 anos, mas ok, eu quero ficar bem.
Não me culpe por estar assim, eu sei que muitas das coisas que eu acho é devido eu sentir culpa, então, eu fico pensando que todos também me culpam.
Sejam empáticos, eu falo isso no geral, com todos que passam por isso, sejam amáveis, sejam humanos. Qualquer pessoa pode passar por isso.
As vezes achamos que aceitamos a doença, mas no fundo não aceitamos. Eu vivo pedindo desculpa para todos por estar assim, por desabafar, por não conseguir desenvolver minhas atividades com fervura como eu fazia.
A depressão é como uma ulcera, podemos desenvolver nossas atividades normalmente, mas a ulcera vai ter dias que fara seu estomago doer e não estaremos bem, talvez precisaremos ficar em casa ou até ser hospitalizada. A depressão é igual, eu posso trabalhar, estudar, fazer exercícios, etc... mas não serão todos os dias bons, não é por que meu médico me liberou que eu estou bem, ele me deixou apta pois agora estou na fase de enfrentar as coisas, e não vai ser fácil me readaptar, mas quero que percebam que eu estou tentando diariamente, desde a hora que eu acordo, mas sozinha eu não consigo.
Acredito que esse meu desabafo servira para muitas pessoas que passam por isso, principalmente quando estão na fase de readaptação.
Sejam humanas e acreditem se dissermos que estamos mal, não conseguimos fingir, nosso humor não é mais controlado por nós, ainda não conseguimos desenvolver sozinhos todas as químicas que nosso cérebro precisa soltar, por isso tomamos remédios, mas não será todos os dias que ele fara o efeito que deve. Nos ajude, quando falamos demais e queremos que vocês acreditem em nós, é um pedido de socorro, de ajuda. Estamos pedindo que respeitem nosso tempo para ficarmos 100% bem.
Não se afaste da gente por que não queremos ver pessoas as vezes, não nos mandem embora por que acreditem ser frescura, não nos deixe de chamar para sair ou fazer um exercício por achar que não estamos capazes ou com preguiça. Nos incentive, nos ajude, façam a gente melhorar, lembre-se de todos os momentos de quando estávamos bem, de quando nos doávamos 100% em tudo que fazemos, dos nosso dias bons, levem em consideração tudo isso.
Vocês podem fazer muito mais do que olhar com piedade, nos sentimos julgados mesmo quando não estamos sendo.
Obrigada a quem leu, esse realmente foi um desabafo, pois, estou na fase de readaptação e não é fácil.
E para quem está doente peçam ajuda em quem você cofia, as vezes acreditamos que ninguém nos entendem, e isso acreditamos fielmente, mas, não guarde tudo para si. Eu guardo, e esses textos estão sendo meu desabafo.





“Há um ano eu enfrentei crise do pânico e um quadro depressivo. Foi o pior momento da minha vida. Aprendi muito com tudo o que vivi. Tristeza não é doença, mas quando se estende no tempo, pode ser. É pr4eciso estar atento á duração dela em nós. Há muita ignorância no trato com pessoas depressivas. É comum escutar que é frescura, exagero, falta do que fazer. Quando de fato se trata de um quadro depressivo, não, não é. Só quem sofre sabe.” By @pefabiodemelo







Meu Instagram @suellenmadeira_



Eu não sou medica, como o blog diz eu sou a paciente, então antes de qualquer coisa procure um médico, algum amigo ou algum familiar que você confie muito e peça ajuda.



Telefone Prevenção ao suicídio: 188

Nenhum comentário:

Postar um comentário