terça-feira, 14 de agosto de 2018

Sua falta de energia não é preguiça!

Me mandaram um texto que falava sobre a quantidade de energia que cada pessoa tem: as que são livres de doenças e as que possuem alguma enfermidade.
Vamos focar nas pessoas com doenças psicológicas.
Quanto de energia você acredita ter para gastar por dia?
Acredito que nem todos os dias você tem energia suficiente para exercer todas as suas atividades.Geralmente você não tem energia por que acordou cansado, estressado, brigou com algum familiar antes de sair de casa, ou outros N motivos!
Mas em dias normais, você tem energia de sobra para tudo- até para tomar aquela breja com os amigos.
Imaginou tudo isso?!
Eu sou uma pessoa extremamente ansiosa e tenho menos energia que vocês que não sofrem com nenhuma doença psicológica. Digamos que vocês são ilimitados e eu tenho cerca de 20 a 30% da sua de energia
 dias em que tenho mais.






Preciso organizar essa porcentagem para os meus afazeres: Levantar da cama já é um gasto de energiatomar um café,um banho, responder um e-mail ou qualquer atividade.Dosamos a quantidade de energia que colocaremos em cada uma delas!
Hoje, quando eu acordei, foi difícil levantar, então de 30% da minha energia diária eu gastei 15% só para levantar da cama (fora me arrumar, arrumar minhas coisas). Agora à noite eu não conseguia prestar atenção na aula. Em nada.Minha cabeça está esgotada e meu corpo também.
Eu gastei muita energia em coisas pequenas. Por isso as vezes é difícil lavar uma louça, limpar uma casa, sair de casa ou até mesmo rezar.
Eu diariamente preciso dosar isso, se você ficar 10 minutos para responder apenas UM e-mail, você responderá mais 10j rapidamente; se eu ficar 10 minutos focada em um e-mail só, eu precisarei de 30 a 40 minutos para conseguir responder outro!
Como eu disse: hoje eu estou sem energia, e provavelmente esse texto não sairá tão bom.
Mas tenha paciência, talvez sua irmã não quer lavar uma louça por que gastou a energia dela toda no trabalho e não por ser preguiçosa. Talvez seu funcionário demorou mais para fazer uma atividade X, por que gastou mais energia para fazer a anterior.
Quando eu fico assim eu não tenho nem energia para dar um sorriso.
Por isso, queremos deitar; por isso algumas pessoas não tomam banho ou deixam de se pentear; deixam de fazer atividades simples; é que quando estamos com 0% de energia, qualquer coisa se torna a tarefa mais difícil do mundo!

Meu Instagram: @suellenmadeira_
Correção: @alcantaraaninha



OBS: Eu não sou médica. Como o blog diz: “eu sou a paciente”.
Então antes de qualquer decisão, procure um médico, algum amigo ou algum familiar que você confie e peça ajuda.

- Telefone Prevenção ao suicídio: 188


Nenhum comentário:

Postar um comentário