quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Depressão, um passo de cada vez!


Para muitas pessoas, levantar de manhã e ir trabalhar é um dever e, sim, é meu dever diário fazer isso já que eu preciso de dinheiro para me sustentar!

Mas para pessoas que têm doenças psíquicas, isso acaba sendo uma superação – como qualquer atividade feita.

Meu dia hoje é levantar, ir trabalhar e após ir para faculdade!

Minha cabeça fica “vamos nessa! ”, mas meu coração diz “vamos ficar em casa! ”.

Eu me levanto, me arrumo, vou para o ponto, espero o ônibus, demoro 3 horas para chegar ao trabalho... Quanta energia eu gasto para chegar até lá? Mesmo assim, eu preciso trabalhar e gosto de dar o meu melhor. Agora estou tentando diminuir um pouco o ritmo, pois eu gastava muita energia para me dedicar ao trabalho e depois surtava!

Termina o expediente: hora de ir para faculdade. Eu sei que moralmente tenho um dever de ir. Eu pago a faculdade, e quero ser uma boa aluna, mas meu corpo não aguenta. Me esforço para ir, mas tem dias que não consigo.

Eu tenho me superado a cada dia.

Fiquei afastada do trabalho por 3 meses e 15 dias. A primeira semana após a volta foi péssima, mas estou me superando a cada dia.

Até ir para terapia se torna algo difícil, mas é ela e o tratamento no psiquiatra que estão me ajudando.

Eu estava doente há uns 4 anos, procurava ajuda e não seguia as recomendações dadas pelos médicos. Terapeutas me orientavam a procurar um psiquiatra, e eu pensava: “Ah eu não estou louca para isso! ”

E de fato não estava louca. Eu estava com depressão, fobia e ansiedade!

Quantas vezes eu fui e voltei do trabalho chorando, chorando de soluçar, e não sabia o porquê! Quantas vezes em casa eu ficava estressada, queria sumir e desejava a morte, e não sabia o porquê! O motivo é por que eu estava doente e não aceitava. Demorei para aceitar!




Se um sorriso se torna algo difícil para você e mesmo assim você o deu, parabéns, você conseguiu!

Se para você foi difícil ir para a faculdade, mas você foi e ainda conseguiu prestar atenção, uau, você é tão forte!

Acredite em você, é muito fácil você se fazer de vítima e todos os sintomas de tristeza, cansaço, falta de energia colocamos a culpa na doença!

Todos têm dias assim também, às vezes você fica tanto na cabeça que está doente, mas é apenas um dia de cansaço.

Tristeza não é doença, mas se ela durar por muito tempo, pode ser, sim – e um médico vai te ajudar a superar.

Um passo de cada vez, e estou voltando a aprender a andar, devagar. Cada dia é uma superação, porque meu coração briga com minha razão, e não é clichê, é real! 

Não esqueça: somente um médico poderá te diagnosticar como doente ou não! A aceitação não é fácil. Falar disso não é fácil. Mas é necessário.



Meu Instagram: @suellenmadeira_

Correção: @alcantaraaninha










OBS: Eu não sou médica. Como o blog diz: “eu sou a paciente”.

Então antes de qualquer decisão, procure um médico, algum amigo ou algum familiar que você confie e peça ajuda.




- Telefone Prevenção ao suicídio: 188





Nenhum comentário:

Postar um comentário