sábado, 1 de setembro de 2018

Aos meus queridos amigos que não conseguiram me acompanhar nessa batalha...




Eu entendo que muitas pessoas não sabem lidar com isso, que acabamos nos afastando, achamos que estamos fazendo mal para as pessoas, mas quem quer ficar fica. Mesmo distante, fica.


Se para você o fato de me ajudar a enfrentar isso foi difícil, imagina para mim, sozinho, tendo que enfrentar tudo isso?


Se você teve medo de me magoar por não saber como agir, imagine eu, que me afastei achando ser o melhor para você, mas vejo que foi melhor para mim.


Nós nos culpamos por tanta coisa e não queremos jogar o peso dos nossos problemas em cima de vocês, "amigos". Quando você se afasta ou deixa entender que, de fato, minha companhia deixou de ser agradável, por que eu não saio mais com tanta frequência, não tenho mais tanta energia como antes, não consigo fazer como antes e guardar meus problemas no bolso e te ouvir.


Eu sempre estive aqui para meus amigos e conhecidos, aliás, ainda estou! Não sei se é uma qualidade ou defeito, mas gosto de cuidar das pessoas. O problema é que eu sempre esqueço de cuidar de mim, e as pessoas também!


Desculpem-me, "amigos", se de alguma forma te magoei. Não foi minha intenção. Eu só achei que você fosse leal o suficiente para me ajudar. Com certeza com você ao meu lado estaria sendo mais fácil.





Essa carta é para você, que achou que seu amigo se afastou por orgulho ou para chamar atenção, mas nem se preocupou em saber pelo que ele estava passando.


Na minha adolescência, quando vi todos virarem as costas pra mim, eu me acostumei com a solidão. O obscuro, a morte eram minhas companhias – era assim que eu as descrevia nos meu poemas.


Hoje, minha solidão ainda é minha melhor companhia. Ao mesmo tempo que eu quero que as pessoas se importem, eu não quero elas por perto!


Eu saio 5h30 da manhã de casa e chego por volta de meia noite. Fico rodeado de pessoas quase 24 horas por dia e, em casa, até a cama eu divido com a minha irmã. Eu não tenho um momento sozinha e eu já havia me acostumado tanto com a minha companhia...


Aos amigos que ficaram e se preocuparam, mesmo não perguntando todos os dias, às pessoas que eu jamais imaginei que falariam comigo e hoje somos amigos: Obrigada ! Você está fazendo a diferença na minha vida. Obrigada por não me largarem de mão e por, mesmo não sabendo como, me ajudarem!


Não julgue seu amigo só por que ele está rindo com você e, do nada, se afasta. Você não sabe pelo que ele está passando. Você não tem a obrigação de perceber, porque muitas vezes escondemos no sorriso nossa tristeza.


Mas antes de condená-lo, entenda-o, ajude-o. Talvez você não saiba, mas a pior parte dessa doença é a solidão; é ver pessoas que você queria que estivessem ao seu lado partir; é se sentir culpado e não suficiente para as pessoas. Enfim, é ficar só, por que chega um momento que ficar perto de pessoas te incomoda, te assusta, te faz achar que você não é boa companhia, mas na verdade, no fundo, não queremos que ninguém desista de nós. Não queremos ficar sozinhos.



Meu Instagram: @suellenmadeira_

Correção: @alcantaraaninha






OBS: Eu não sou médica. Como o blog diz: “eu sou a paciente”.
Então antes de qualquer decisão, procure um médico, algum amigo ou algum familiar que você confie e peça ajuda.


- Telefone Prevenção ao suicídio: 188










Nenhum comentário:

Postar um comentário